13 Reasons Why

484

Série baseada no livro de mesmo nome do autor Jay Asher, muitos leitores do livro estavam querendo um filme ou uma série a muito tempo e quando a Netflix anunciou que iria fazer, os fãs ficaram eufóricos. Eu não li o livro, então a série foi minha primeira experiência nesse mundo de Hannah Baker, eu não esperava muito da série, mas confesso que ela me surpreendeu e mexeu muito comigo, acho que foi assim com todos que assistiu, pois a série aborda um assunto real e ao mesmo tempo doloroso para muitos, o bullying, o estrupo e outros assuntos muito importantes.

Começamos a série com a escola em luto pela morte de Hannah Baker, muitos estão sentindo a perda da jovem, mas ninguém está sentindo mais do Clay Jensen. Após um longo dia na escola, quando Clay chega em casa encontra uma caixa que não tem remetente, ao abri-la descobre que tem 7 fitas cassetes, enumeradas de 1 a 13, sem entender o porque daquilo, Clay vai ouvir a fita 1, lado A, ao ouvir a voz de Hannah, Clay fica em choque e surpreso.

Na série nos vivemos em duas linhas do tempo, passado e presente, pois enquanto Clay escuta as fitas, as cenas dos acontecimentos vão passando. Clay é o único que está sentindo a pressão que contém em cada porquê que escuta de Hannah, logo começa a enxergar as coisas diferentes e olhar para cada pessoa que causou aquilo a Hannah com raiva e desprezo. Ele é o único que demora para escutar as fitas, por ser o que sente mais a perda  dela, ficando louco as vezes e querendo se vingar por Hannah, Toby entra em ação para proteger o amigo.

Enquanto isso os pais de Hannah estão lutando na justiça para que a escola pague pela morte de sua filha, uma luta difícil para os Baker’s, afinal eles não tem provas concretas de que o suicídio de Hannah foi culpa da escola. O sofrimento dos pais de Hannah, mas precisamente de sua mãe, é uma das partes da série que toca a gente profundamente, nós sentimos toda a dor dela.

A cada episódio os porquês de Hannah vão se tornando piores e mais cruéis, e quando Clay resolve começar a fazer justiça, os porquês de Hannah decidem que é hora de acabar com Clay. Com cenas fortes e arrasadoras, a série nos mostra uma realidade tão cruel, que nos faz pensar se algum dia fomos um porquê na vida de alguém, sem nem querer ter sido.

Eu vi muitas pessoas comentando no facebook, twitter, sobre os porquês de Hannah, dizendo que não passa de motivos idiotas e sem noção, que ela apenas estava de mimimi por ser uma garota mimada, que tudo que ela passou não foi motivo suficiente para um suicídio. Bom, eu apenas tenho pena dessas pessoas, se você pensa assim é porque você é um “Porquê” de alguém, o que pode ser um motivo fútil para você, para a pessoa que passou pelas coisas de Hannah ou ainda está passando, pode ser um motivo apenas para não querer mais viver. A Hannah se mostrou bem forte na série, ela teve que ter 13 motivos para tomar a decisão do suicídio, ela tentou, ela fez o possível, mas ninguém notou seu sofrimento, ela não aguentava mais viver com tudo aquilo que passou. Ela sofreu bullying, foi humilhada, ninguém se importou suficiente com ela, ela viu a amiga ser estrupada, ela foi estrupada… E agora me diz quem é que vive com tudo isso? Quantas “Hannah’s” já não passaram em sua vida? Quantas “Hannah’s” precisam de ajuda nesse mundo e estão com medo e sozinhas? Quantas “Hannah’s” já não se mataram por não conseguir viver com tudo que passou? Eu poderia ficar aqui escrevendo perguntas e mais perguntas sobre isso, mas acho que você já deve ter entendido.

Lembre-se de uma coisa: NÃO SEJA UM PORQUÊ NA VIDA DE NINGUÉM! E se ver alguém sofrendo com tudo isso, dê atenção, corra atrás, tente ajudar e acima de tudo escute ela sem julgar seus motivos. Um motivo bobo para você, pode ser uma bomba na vida de alguém.

  • Lançamento: 31 de março de 2017;
  • Temporada: 1;
  • Episódios: 13;
  • Gênero: Drama;
  • Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Christian Navarro, Brandon Flynn, Alisha Boe, Justin Prentice, Miles Heizer, Ross Butler, Devin Druid, Amy Hargreaves, Derek Luke, Kate Walsh, Brian d’Arcy James, Josh Hamilton, Sosie Bacon;

 

  • SINOPSE:

Uma caixa de sapatos é enviada para Clay por Hannah, sua amiga e paixão secreta de escola. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

 

  • TRAILER:

 

Comentarios

comentarios